sexta-feira, 13 de março de 2009


Deus já está presente, e nos lugares mais inesperados. Precisamos apenas torná-lo visível. Philip Yancey.




Joana, da África do sul é uma mulher notável. Ela pertencia a uma raça miscigenada, parte negra, parte branca, uma categoria conhecida lá por "coloridos". Lutou pelo apartheid e depois de todo o movimento e das transmissões ao vivo das audiências da Comissão de Verdade e Reconciliação, e em vez de simplesmente exultar com a liberdade récem-adquirida, o passo seguinte de Joana foi eleger como alvo a prisão mais violenta na África do Sul, na qual Nelson Mandela passou muitos anos. membros de uma gangue controlavam a prisão, impondo com rigor uma regra que exigia dos novos membros um teste de admissão: agredir prisioneiros indesejáveis. As autoridades faziam vistas grossas, deixando aqueles "animais"se espancar a até se matar.


Sozinha, essa jovem e atraente mulher começou a visitar dia após dia os interiores daquela prisão. Ela levou uma mensagem simples de perdão e de reconciliação, tentando por em prática, numa escala reduzida, aquilo que Mandela e o Bispo Tutu estavam tentando realizar na nação como um todo. Ela organizou pequenos grupos, ensinou jogos que estimulavam a confiança, conseguiu que os prisioneiros revelassem detalhes horripilantes da infância. No ano anterior ao início das visitas, a prisão tinha registrado 279 atos de violência; no ano seguinte houve dois. Os resultados obtidos por Joana foram tão impressionantes que a BBc de Londres enviou uma equipe de filmagen para produzir dois documentários, de uma hora cada, sobre ela.


Como sempre fazem os jornalistas, após conhece-la, pressionei-a a fim de obter os detalhes do que aconteceu paara aquela prisão ser transformada. Ela parou o garfo a meio caminho da boca, levantou os olhos e disse, quase sem pensar: "Bem Philip, Deus já estava presente na prisão. Tive apenas que torná-lo visíve".


(Philip Yancey- Descobrindo Deus nos lugares mais inesperados. Pg. 11)




Temos esta missão de vida: Tornar Deus presente neste mundo tão angustiado. Começaremos de onde?




Jacqueline Kauffman




Um comentário:

Ebenezer Pentecostal disse...

Alisson sou eu de novo.. Miguel Martins

donde estás???


a PAX