Ensinar a criança a palavra de Deus é um dom, que vem sendo aperfeiçoado pelo nosso DEPARTAMENTO INFANTIL. É preciso que a família colabore com esses ensinamentos, conversando com os pequeninos sobre os temas estudados. Portanto, segue abaixo a temática estudada.
Conversem com seus filhos, insistam para que eles dêem suas opniões, seus próprios exemplos. Esses ensinamentos estarão em seus coraçõeszinhos por toda a vida. E eles se lembrarão deles num momento de necessidade.
“OH! QUÃO BOM E QUÃO SUAVE É QUE OS IRMÃOS VIVAM EM UNIÃO.”
(Salmo 133:1)
“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão e que desce à orla das suas vestes,
Como orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e vida para sempre.” Salmo 133
Dinâmica “Círculo fechado”, em que 2 crianças ficam fora da roda e as outras, de mãos dadas, não as deixam entrar na roda.
Conversamos sobre como se sentiram as que ficaram de fora e como se sentiram as que não deixaram as outras entrar e conversamos sobre a importância da união para a Glória de Deus.
Complementando a reflexão:
Com um violão, utilizamos esta idéia:
“Um professor da Escola Bíblica para crianças quis ensinar ao seu grupo a necessidade de viver em harmonia. Pegou um violão e começou a tocar uma canção suave. A música não ficou boa e ele começou a mexer nas cordas, uma a uma, ao mesmo tempo que começou a falar com as crianças. "Eu não estou gostando do som que está saindo das cordas desse violão, da mesma forma que Deus não gosta do som que sai de nossas brigas e desavenças. Nós precisamos trabalhar e manter um entendimento uns com os outros, assim como as cordas de um violão precisam estar em harmonia uma com as outras." Ele começou a afinar novamente as cordas do violão e, em seguida, tocou a mesma melodia, agora bem mais bonita.
"Não ficou bem melhor assim?" perguntou o professor, concluindo o ensinamento.
A nossa ilustração, que fala de um ensino para crianças, bem pode ser aplicada à vida de todos nós. Nada melhor e mais agradável do que viver em plena comunhão e harmonia uns com os outros. Uma briga ou desentendimento sempre traz prejuízos para todos.
Quando permitimos que um relacionamento seja estremecido por uma discórdia qualquer, ambos os lados sofrem. A tristeza invade a nossa alma e, com certeza, entristecemos também o coração de Deus.
Quando duas ou mais pessoas não concordam em um determinado assunto, a melhor atitude a tomar, antes de qualquer rixa que nenhum benefício trará para as partes envolvidas, é a busca de um acordo e de um entendimento para que não surjam feridas espirituais que poderão custar muito a sarar. O amor sempre será o caminho indicado a seguir. Muitas vezes, é melhor perder uma disputa do que ganhá-la e perder o amigo e a paz no coração.
Você tem procurado viver com todos de maneira harmoniosa, como as cordas afinadas de um violão?” (Paulo Roberto Barbosa – portal webservos).
Finalizamos com a dinâmica oposta: duas crianças vão para fora da sala enquanto combino com as demais que farão novamente um círculo, porém, ao invés de proibir a entrada, convidarão as outras duas para entrarem e fazer parte do círculo, e, todas juntas debaterão e escreverão como se sentiram nesta segunda situação e as vantagens em se unirem ao invés de se dividirem.
Bom, este será nosso estudo amanhã, e espero que seja uma bênção!
Ah! Idéias de temas, dinâmicas, músicas infantis e brincadeiras são sempre bem-vindas!!!
Um bj
Michélle.
(Líder do Departamento Infantil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário